Pia Entupida: Como Limpar?

Pia Entupida: Como Limpar?

depoSem dúvida, ter a pia entupida é um dos problemas mais chatos e comuns do cotidiano. Além de pertubar a nossa vida, o acúmulo de louça suja atrai insetos e sujeira.

Apesar de ser extremamente importante o auxílio de uma Desentupidora Profissional, como a Desentupidora Eminente, dependendo do entupimento, a solução pode vir de maneira fácil e prática.

Com isso, existem métodos caseiros de corrigir esse problema de forma rápida e sem dor de cabeça. Para isso fizemos este artigo que conta 7 formas de Como Limpar a Pia entupida. Confira!

7 Maneiras Práticas de Limpar a Pia Entupida.

Antes de tudo, é preciso esclarecer que para cada entupimento, há uma solução específica para o mesmo. Portanto, se atente á situação em que a pia se encontra, e o que está obstruindo-a.

Assim, você não corre o risco de usar a técnica errada! Então, veja as 7 dicas de como Limpar a Pia entupida!

1.   Use Detergente!

Por vezes, o entupimento da pia da cozinha se dá pelo acúmulo de gordura no encanamento. Então, se isso estiver em sua tubulação, uma solução é utilizar o nosso amigo detergente.

Para isso, basta retirar a água que está na pia, depois ferva o detergente com 5 litros de água. Após despejar na tubulação, aguarde alguns minutos e pronto!

2. Tente o Desentupidor!

O velho de guerra, o Desentupidor de borracha tradicional pode ser uma saída fácil para esse problema. Para usá-lo, o passo a passo é bem simples:

Primeiro, mantenha uma quantidade de água que atinja mais da metade da parte de borracha do objeto. Depois, faça movimentos suaves de vai e vem durante alguns minutos.

Então cheque se a água desceu, caso contrário, repita o processo quantas vezes for preciso!

3. Sal

Inegavelmente um utensílio que todos tem em casa, mas que não sabiam dessa utilidade. Para usar o sal de cozinha para pôr fim ao entupimento, faça:

Prepare água fervente e uma xícara de sal, em seguida despeje tudo junto no ralo e o tampe com um pano, afim de fazer pressão. Este processo garantirá que a água corra livremente!

4. Vinagre e Bicarbonato

Bicarbonato e Vinagre para Desentupir Pia

Aposto que em algum lugar, você já ouviu falar que bicarbonato de sódio e vinagre são uma mão na roda quando se trata de desentupimento. Portanto, prepare está lista:

  • Água quente;
  • ½ xícara de vinagre;
  • 1 copo de bicarbonato de sódio.

Antes de tudo, tire toda a água que está acumulada na pia. Em seguida, coloque o bicabornato e depois o vinagre.

Com isso, surgirá alguns borbulhos, mas não se assuste! Basta despejar a água quente que o problema estará resolvido!

5. Tente produtos não-tóxicos

Acima de tudo, existem produtos que não são tóxicos para a sua cozinha e nem para a sua família, que é útil para solucionar um entupimento. Estes, por sua vez são compostos por bactérias que eliminam matéria orgânica da sua tubulação!

Entretanto, é importante frisar que é preciso ler o rótulo de instruções atentamente, para não ocorrer nada indesejável. E também não se esqueça de utilizar as EPI’s, os equipamentos de proteção individual, como luvas, óculos e máscaras.

Isso dito, procure seguir as orientações do produto e o termo determinado por ele para Limpar a Pia Entupida.

6. Higienize o Sifão da Pia Entupida!

Também conhecido como o S em baixo dos ralos, o sifão é um importante componente de qualquer tubulação. Por isso, seu desenho é projetado justamente para impedir entupimentos.

Todavia, se estiver acontecendo um em sua casa, limpar ele pode ser a saída para o problema!

Para limpá-lo, coloque um balde embaixo do mesmo, desrosqueie ele e limpe com algo cumprido, empurrando a camada obstrutora para fora, e pronto!

7. Sonda para Desentupimentos

Todavia, se mesmo após estas dicas você não conseguiu solucionar o entupimento, talvez seja necessário a ação de uma sonda especializada!

Por vezes, este material é encontrado e melhor utilizado por uma Desentupidora de Pia especializada no assunto, já que por meio deste, a causa da obstrução pode ser encontrada, e a melhor maneira de solucionar o assunto é decidida.

Vale lembrar que estas dicas são essenciais para um entupimento simples. Portanto, se insistir em métodos não compatíveis com o entupimento, o mesmo pode piorar e trazer uma enorme dor de cabeça! Então, conte com uma Desentupidora de Pia!

Entretanto veja: Pia Entupida: Como Resolver?

Orientações Importantes para Pia Entupida

Saber como desentupir pia é importante mas, ainda mais útil que isso é saber como prevenir o problema. Fique de olho nas dicas para evitar entupimentos:

Como prevenir entupimentos

Pia Entupida: Como Limpar?

O principal motivo para o entupimento das pias de cozinha são o acúmulo de gordura e de restos de alimentos. Então, para evitar o problema:

  • Evite descartar alimentos na pia;
  • Utilize um filtro no ralo da pia para evitar que caiam resíduos sólidos na tubulação;
  • Não despeje óleos de cozinha na pia. Coloque-os em garrafas PET e leve-os ao centro de coleta adequado;
  • Pelo menos uma vez por mês limpe a tubulação, despejando alguns litro de água quente no ralo.

Depois dessas dicas, você já sabe como evitar entupimentos e, caso eles ocorram, basta você escolher o método mais adequado para resolvê-los, certo?

Leitores também se interessam: